Quem Somos

O IFEC - Instituto de Filosofia Espírita do Ceará, foi fundado no dia 15 de novembro de 2007, pelos idealizadores do projeto Jackson de Castro e Lúcia de Fátima Feitosa. Após três anos de intensas atividades doutrinárias no âmbito da Filosofia Espírita, o IFEC completa três anos em 2010, encerrando o ano com dois seminários filosóficos no âmbito do estudo da obra Nosso Lar, de André Luiz, e da Tecnologia Educacional na Formação do homem, enquanto espírito encarnado.

Missão

Fomentar o estudo e a pesquisa filosófica, popularizando-a em linguagem acessível, favorecendo a criticidade doutrinária e do movimento espírita.
Princípios Norteadores

Alteridade: o IFEC adota o modelo consctrutivista de ensino-aprendizagem, propondo-se não a informar o público acerca da filosofia e do Espiritismo; mas sim, favorecer a construção colaborativa do conhecimento, em que é oferecido ao sujeito os meios de crescimento intelectual e espiritual. Entendemos que sem a valorização da alteridade não apenas é impossível a construção de uma sociedade mais justa, como também inviabiliza a própria educação, entendida aqui não apenas como um processo de sala de aula, mas como o todo que forma a própria reencarnação dos Espíritos.
Cultura: entendemos que as instituições espíritas, enquanto centros de formação humana, devem sua parcela de contribuição à cultura, ou seja, à linguagem construída pelo homem através das representações culturais. Tendo em vista tal questão, o IFEC pretende realizar eventos e estudos procurando contemplar não apenas os estudos espíritas, mas todos os temas relevantes para a propagação do Paradigma do Espírito, ou seja, os temas que possam contribuir para a própria evolução do planeta; para tanto é necessário testerritorializar a casa espírita, levando-a à internet, à academia, às insituições. Entendemos que não há evoluação coletiva sem a influência de cada no todo.

Ética: a ética espírita norteia nosso trabalho; estamos longe de querer travar guerras conceituais, e nem mesmo apontar a derrocada deste ou daquele pensador. Pretendemos, outrossim, favorecer a difusão de idéias relevantes no campo da filosofia espírita, trazendo ao debate os autores pertinentes aos temas. Respeitamos todas as linhas de pensamento, mesmo que notoriamente diferentes das nossas; sabemos que o Paradigma da Complexidade pode render frutos à evolução global.

Engajamento Social: o IFEC, longe de se pretender uma instituição que ressalta apenas o intelecto, compreende a importância do engajamento social, como difusor das boas obras voltadas para a caridade material e moral a que todos nos devemos uns aos outros. Por isso, as obras sociais são vistas pelo IFEC como complemento necessário para o perfeito equilíbrio entre inteligência e razão para o progresso do Espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário